Sobre o evento

O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGDH) promovem o VI Congresso Internacional de Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR, com a temática: Memória e justiça: construção democrática e lutas emancipatórias em tempos digitais. No evento os resultados de pesquisas e práticas educacionais são disseminados em múltiplos espaços. Conferências, mesas redondas, seminários temáticos e comunicações possibilitam reflexões sobre os  Direitos Humanos, colonialidade e gênero. O evento promove, por meio da divulgação dos resultados de pesquisa e práticas cotidianas, um amplo espaço de disseminação do trabalho científico, reflexão e possível transformação dos espaços sociais. As pesquisas serão divididas em 5 (cinco) eixos temáticos intitulados: “Violência, Direitos Humanos e Práticas Restaurativas no âmbito escolar e instituições afins”, “Memória e Educação em Direitos Humanos em diferentes contextos”; “A construção de um feminismo Decolonial”; Resistencia(s) pós ditadura civil-militar em perspectiva decolonial; Gênero, Violências, Direitos Humanos e Políticas Públicas.
 

Finalidade do evento:

O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGDH) promove em 2024 o VI Congresso de Direitos Humanos e Políticas Públicas, ano em que se rememora os 60 anos de implantação da ditadura civil militar no Brasil, que teve duração de 21 anos. Esta trouxe muitas violências, violações de direitos, censura, prisões, ausência de liberdade, perseguições e mortes. Para que não existam mais retrocessos nas liberdades e na democracia, o evento, propõe discutir e analisar a experiência histórica da sociedade brasileira na luta por direitos, por justiça, por sua memória e história e identificar os avanços sociais, culturais, legais e epistemológicos na construção de uma sociedade igualitária. São acolhidos trabalhos, palestras que tragam luz à questão dos direitos humanos em diferentes contextos que incluem, educação em Direitos Humanos, questões de gênero, memória e justiça e novas epistemes que revelem as lutas emancipatórias na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. 

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