Sobre o evento

Descrição Português

O Congresso visa abordar questões ambientais de uma perspectiva interdisciplinar e crítica para contribuir para a “transição ecológica” e o alcance de um desenvolvimento mais sustentável. Depois de uma introdução interdisciplinar (filosofia e economia) que analisará a complexidade do mundo atual e os relativos desafios bio-econômicos, a sucessiva discussão educacional e filosófica tentará analisar a situação atual da educação ambiental brasileira de forma comparativa com outros países, como por exemplo o Chile, o Portugal (Ilhas Açores) e a Austrália. Em particular, nessa última foi recentemente desenvolvida uma perspectiva educacional inovadora capaz de valorizar as perspectivas indígenas locais para fins de conscientização ambiental, a partir da conjunção entre educação responsiva à especificidade local (place-responsive education) e filosofia para crianças. O Congresso prevê também a apresentação de experiências e projetos filosófico-educacionais desenvolvidos em diferentes contextos geográficos atuais, com a intenção de ampliar o olhar dos profissionais locais e favorecer a troca de ideias e de práticas didáticas voltadas à conscientização ambiental. As atividades do Congresso serão complementadas por momentos de prática filosófica comunitária e por uma sessão de comunicações selecionadas por meio de uma call for papers.

Descrição Inglês

The Congress aims to address environmental issues from an interdisciplinary and critical perspective in order to contribute to the “ecological transition” of society and the achievement of more sustainable and equitable development. After an interdisciplinary introduction (philosophy and economics) which will analyse the complexity of today’s world and the related bio-economic challenges, the following educational and philosophical discussion will analyse the current situation of Brazilian environmental education in a comparative way with other countries, such as Chile, Portugal (Azores Islands) and Australia. In particular, the latter has recently developed an innovative educational perspective capable of valorising local indigenous perspectives for environmental awareness purposes, based on the combination of “place-responsive education” and “philosophy for children”. The Congress will also feature presentations of philosophical-educational experiences and projects currently developed in different geographical contexts, with the intention of broadening the perspective of local professionals and increasing the exchange of ideas and teaching practices aimed at raising environmental awareness. The Congress activities will be complemented by moments of community philosophical practice and a session of communications selected through a call for papers.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Idioma:
©2024. Pergamum Eventum. Todos os direitos reservados.
06.065
Navegadores recomendados:
Google Chrome Mozilla Firefox