Cidades vibram, brilham, ressoam. São vibrantes, dizem as brochuras turísticas – animadas, ou seja, interessantes para quem procura boa comida, vida noturna e entretenimento. Mas muito mais do que isso, a vida pública está vibrando. O que essas vibrações significam? Que tipo de vibrações estamos sentindo? A quais estamos sistematicamente fechando nossos sentidos? As cidades são preciosas e precárias. Eles representam o precioso: criatividade, mobilidade, som, cor, construção, organização, interação. Mas eles também apresentam o precário: pobreza, engarrafamentos, barulho, poluição, destruição, caos, exclusão. Uma diversidade de públicos, de interesses, de crenças, de necessidades, de anseios e pertencimentos emerge das cidades. Assim, ao ampliar nossa compreensão sobre públicos e teologias, ao apreciar a preciosidade e descobrir a precariedade, ao perceber que há preciosidade no que se considera precário e que há precariedade no que se considera precioso, acreditamos que pode haver uma análise mais completa das ambiguidades das cidades e do papel crítico e construtivo que a teologia pública pode desempenhar neste contexto.