Na XVII edição do Congresso Nacional de Educação – EDUCERE 2025, está prevista a submissão na modalidade:
Comunicação: Para submissão na modalidade comunicação, o participante deverá elaborar um texto, com extensão mínima de 8 e máxima de 10 páginas (3.200 a 4.200 palavras), incluindo tema, problema, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e referências, de acordo com o modelo disponível no site do evento.
A submissão será realizada exclusivamente na página do evento, mediante login e senha cadastrados pelo participante no momento da inscrição, devendo seguir as orientações para envio das propostas de trabalhos. Ao submeter o trabalho o(s) autor(es) devem obrigatoriamente indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento.
O(s) autor(es) devem obrigatoriamente utilizar o template disponível para submeter o seu trabalho.
Template: VERSÃO CEGA
Template: VERSÃO IDENTIFICADA
Os trabalhos enviados devem ser em formato PDF
Cada pesquisador poderá enviar até 5 trabalhos individuais ou coletivos, sob a forma de comunicação. Os trabalhos coletivos podem ter um autor e no máximo quatro co-autores. A indicação de co-autores deve ser feita no momento da submissão do trabalho no site do evento, após esse momento NÃO é possível fazer a indicações de co-autores.
Para a submissão de trabalhos com co-autores é necessário que todos os autores do trabalho tenham a inscrição realizada e confirmada, mediante o pagamento da taxa até a finalização do período de submissão de trabalhos. O ambiente de submissão será liberado somente após a confirmação do pagamento da inscrição do participante que fará o envio do trabalho.
Não haverá, por parte da Comissão Organizadora do evento, qualquer revisão na escrita, na normalização ou na formatação do texto para a sua publicação nos anais do evento, ficando o(s) autor (es) responsável (is) pelo conteúdo, adequação e apresentação do texto.
Os trabalhos submetidos no XVII EDUCERE serão avaliados por professores especialistas no tema, integrantes das comissões científicas dos diferentes eixos.Para assegurar a integridade da avaliação cega, por pares, para submissões ao evento, o(s) autor(es) deve(m) tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade durante o processo. Isto exige que os participantes tomem algumas precauções com o trabalho com o intuito de não revelar a autoria do texto. Por esse motivo no momento, de inserir o texto na versão “cega” é importante assegurar-se de que o mesmo não apresenta informações sobre os autores. A quebra de anonimato impedirá a avaliação do trabalho e o levará à reprovação. Em caso de reprovação de trabalho não será realizado o reembolso dos valores referentes à inscrição.
O(s) autor(es) e co-autor(es) devem estar atentos à divulgação da programação das sessões de apresentação dos trabalhos e observarem as orientações disponibilizadas pela Coordenação do XVII EDUCERE. Não haverá alterações de data ou horário de apresentação de trabalhos após a divulgação da programação. Assim, é de responsabilidade do(s) autor(es) estarem disponíveis para participarem da sessão de apresentação, seja presencialmente no local do evento ou de forma online, por meio do ambiente virtual indicado, na data e horário indicados na programação divulgada pela coordenação do evento.
Os trabalhos submetidos, avaliados, aprovados e apresentados serão publicados nos anais do XVII EDUCERE. Trabalhos que não foram apresentados não farão parte dos ANAIS do XVII EDUCERE e não receberão Certificado de Apresentação.
Ressaltamos que todos os autores e coautores devem estar devidamente inscritos no evento no momento da submissão do trabalho. Após a submissão, não será possível incluir ou alterar autores e coautores.
Data limite de submissão de trabalhos: 05/07/2025
Data limite de submissão de trabalhos: 15/07/2025
Data limite de submissão de trabalhos: 25/07/2025
As inscrições com submissão de trabalhos estão encerradas!
As inscrições estão abertas apenas para participação como ouvinte, sem envio de trabalhos.
Informamos que já está disponível a programação completa com os dias, horários e salas das apresentações dos trabalhos: https://eventum.pucpr.br/educere/ensalamento
Apresentações:
Template PPT Clique Aqui
Template Google Clique Aqui
O evento é híbrido, você escolhe como quer apresentar seu trabalho. Tanto a sala presencial na PUCPR quanto o link do Teams ("Clique aqui para acessar") já estão no menu em Ensalamento.
Tempo máximo: 10 minutos por apresentação.
Sessões presenciais: Arquivo PDF disponível online e de fácil acesso (e-mail, Google Drive, etc.). Salas com computadores e projetores. Não é possível utilizar pendrive (computadores não o aceitam). No dia da apresentação, o moderador da sessão pedirá sua apresentação.
Sessões online: Apresentação PDF aberta no computador no momento da transmissão.