Potencializando a prática pedagógica em diferentes contextos de aprendizagem!
O mundo contemporâneo tem nos levado à muitas reflexões sobre o papel da escola, do professor e da família na educação. Com o propósito de aprimorar a qualificação dos professores e gestores das escolas públicas e privadas a FTD Educação, em parceria com a PUCPR, pensou em promover a Trilha Formativa Anos Iniciais.
Com metodologia 100% online, a Trilha formativa conta com aulas que permeiam o conceito e as práticas pedagógicas em sala de aula pautadas nos documentos norteadores da Educação Básica, especialmente anos iniciais, proporcionando aos participantes pensarem sobre os desafios e possibilidades de potencializar a prática pedagógica em diferentes contextos de aprendizagem.
Sabe-se que a cultura digital, o uso da tecnologia e da comunicação sobre o processo ensino-aprendizagem também tem contribuído muito para esses questionamentos.
Essas reflexões promovem novas concepções sobre educação no processo ensino-aprendizagem e contribuem para o desenvolvimento efetivo de nossos estudantes.
Novas tarefas são atribuídas à escola como instituição responsável por uma prática educativa, sistemática, organizada e inovadora em contínua transformação. Assim cabe a escola assegurar a transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental favorecendo a construção da identidade e da autonomia intelectual da criança bem como do conhecimento, da investigação e da pesquisa estimulando seu pensamento crítico, reflexivo e criativo.
A Trilha está dividida em 3 módulos com carga horária de 43 horas, certificada pela PUCPR nas modalidades síncronas e assíncronas.
Entre os conteúdos abordados os participantes encontrarão temas como: A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Os desafios: a adaptação, as políticas educacionais e o planejamento, = PNA, Ciências cognitivas da leitura e literacias, a comunicação entre os saberes dos diferentes componentes curriculares, A educação emocional na gestão escolar: Os desafios do autoconhecimento, controle e saúde emocional A avaliação como ferramenta de investigação baseada em evidências, = A cultura digital: O mundo digital, a educação e o planejamento do professor, dentre outros.
Essas reflexões promovem novas concepções sobre educação no processo ensino-aprendizagem e contribuem para o desenvolvimento efetivo de nossos estudantes.
Certificado emitido pela PUCPR, aos alunos inscritos que cursarem 75% ou mais da carga horária proposta.
VAGAS LIMITADAS!
Nessa aula abordaremos a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. A riqueza e complexidade do desenvolvimento infantil e as estratégias para a elaboração de um planejamento que evite rupturas, fragmentação e descontinuidade do trabalho desenvolvido na Educação Infantil. O que é a PNA, O Planejamento e as orientações curriculares para o ensino da Literacia e Numeracia, as abordagens práticas de ensino da leitura e da escrita. A BNCC nos anos iniciais. Esses temas fazem parte da Trilha Formativa da FTD Educação, um projeto para apoiar você educador, a entender o contexto atual das práticas educativas nos anos iniciais: os fundamentos, processos, cenário e desafios.
Os materiais estarão disponíveis após 1 dia útil da aula ao vivo.
Aula 1: Tema: PNA, Ciências Cognitivas da Leitura e Literacias. Ementário: Nessa aula abordaremos o que é a PNA, o que são as ciências cognitivas da leitura (os processos linguísticos, cognitivos e cerebrais envolvidos na aprendizagem e no ensino das habilidades de leitura e de escrita): “Como funciona o cérebro de quem está aprendendo a ler? Algo nele muda ?, literacias (Diferentes Níveis: Básica, Intermediária e Disciplinar) (Literacia emergente, Literacia familiar).
Aula 2: Tema: Alfabetização : Leitura e escrita e implicações Pedagógicas. Ementário: Nessa aula abordaremos como as crianças aprendem a ler. A aprendizagem da leitura e da escrita, os seis pilares de alfabetização segundo a PNA, Teoria de FASES da aprendizagem da leitura e da escrita de LINNEA EHRI.
Aula 3: Tema: A BNCC e as áreas de conhecimento. Ementário: Nessa aula abordaremos as especificidades de cada faixa etária 6 a 10 anos, a importância do planejamento por componentes curriculares e por áreas de conhecimento. Considerando os diferentes contextos de aprendizagens as experiências vivenciadas na educação infantil, valorizando a progressiva sistematização esperada para essa etapa da educação básica.
Os materiais estarão disponíveis após 1 dia útil de cada aula ao vivo.
MATERIAL AULA 1
MATERIAL AULA 2
MATERIAL AULA 3
Módulo Professor:
Aula 1 - Tema: A Área de Linguagens - As Práticas de linguagens e os campos de atuação. A Arte e e o fazer artístico. Educação Física e os elementos das práticas corporais e a ampliação da consciência do movimento.
Aula 2: Tema da Aula: A Área de Matemática - A Matemática em diferentes contextos de aprendizagem potencializando a aplicação das unidades temáticas em situações cotidianas.
Aula 3: Tema da Aula: A Área de Ciências da Natureza - O desenvolvimento de posturas colaborativas e de investigação científica no processo de ensino aprendizagem.
Aula 4: Tema da Aula: A Área de Ciências da Humanas - O desenvolvimento humano, suas vivências individuais e coletivas, a contextualização espaço-temporal e a formação de valores
Módulo Gestor:
Aula 1: Tema da Aula: Formação dos Professores em serviço. Um olhar sobre a qualificação dos professores no Brasil.
Aula 2: Tema da Aula: A Gestão escolar e a construção de parceria efetiva com a família.
Aula 3: Tema da Aula: Planejamento estratégico na Gestão escolar. Por uma educação empreendedora.
Aula 4: Tema da Aula: A educação emocional na Gestão Escolar. Os desafios do Gestor: auto conhecimento e no cuidado emocional. O cuidado com a saúde mental.
Os materiais estarão disponíveis após 1 dia útil de cada aula ao vivo.
MATERIAL AULA 1
MATERIAL AULA 2
MATERIAL AULA 3
MATERIAL AULA 4
Aula 1 - Tema: Os Projetos integradores: conceito, desafios e possibilidades. Ementário: Nessa aula abordaremos o conceito de Projetos Integradores. Como aplicar em sala de aula. Quais os objetivos? Os desafios e quanto a aplicação dos mesmos enrique a prática educativa.
Aula 2 - Tema: A Avaliação como instrumento para coletar dados de desempenho, oportunizando a reestruturação do planejamento. Ementário: Nessa aula abordaremos o conceito de avaliação, os tipos de avaliação, diagnóstica, formativa e somativa, o porquê de cada uma delas e como aplicá-las. Qual a importância a sua importância no contexto escolar?
Aula 3 - Tema: A Avaliação como ferramenta de investigação baseada em evidências implementando no currículo metodologias inovadoras e adaptativas. ( Exames Nacionais e Internacionais). Ementário: Nessa aula abordaremos o que é avalição por evidências. Quais são as avaliações internas e externas. E quais as avaliações internas e externas que os alunos dos anos iniciais participam. Como trabalhar esse contexto dentro da sala de aula e preparar os alunos.
Aula 4 - Tema: A Cultura Digital: O mundo digital, a educação e o planejamento do professor. Ementário: Nessa aula abordaremos a competência 5 da BNCC. E como explorar a cultura digital em sala de aula. Como o professor pode utilizar a cultura digital no seu planejamento.
Os materiais estarão disponíveis após 1 dia útil de cada aula ao vivo.
MATERIAL AULA 1
MATERIAL AULA 2
MATERIAL AULA 3
MATERIAL AULA 4
Ao preencher este formulário, você está ciente que os dados pessoais aqui inseridos serão tratados para fins de esclarecimento de dúvidas e suporte ao participante.
Os campos de nome, e-mail e telefone são opcionais; no entanto, caso sejam necessários para o devido atendimento e não sejam preenchidos, a solicitação poderá não ser atendida.
Para maiores informações ou solicitação de direitos relativos à proteção de dados pessoais, acesse:
https://privacidade.grupomarista.org.br/