Eixo:
Didática
Coordenação: Pura Lucia Oliver Martins Ementa/Descrição: O eixo focaliza a Didática enquanto campo epistemológico que tem no ensino como mediação sócio-histórica, a sua especificidade. Nessa perspectiva comporão este eixo, trabalhos que expressem resultados de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, que tenham como objeto de estudo o processo de ensino tanto nos seus aspectos gerais quanto na especificidade das diferentes áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e remota. Nas sessões de comunicação oral os estudos serão dispostos na programação de tal forma que mantenham a articulação entre si, trazendo contribuições desde os fundamentos mais gerais do processo de ensino, chegando às práticas desenvolvidas nas escolas, favorecendo sua discussão o seu aprofundamento. |
Eixo:
Educação Ambiental
Coordenação: Daniele Saheb Pedroso Ementa/Descrição: A proposta deste eixo é promover o diálogo entre a Educação Ambiental e os diversos campos do saber. Acolhe resultados, parciais e finais, de pesquisas sobre formação inicial e continuada de professores e educadores ambientais; discute os fundamentos teóricos e metodológicos como aporte às práticas educativas no currículo escolar e não escolar; valoriza os diálogos de saberes com comunidades urbanas e/ou tradicionais em situação de vulnerabilidade frente aos problemas ambientais, dentre eles, a mudança climática global; analisa as práticas junto a movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil; acompanha os ciclos das políticas públicas e de governos direcionadas ao campo da Educação Ambiental, da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e da justiça social. Pesquisas relacionadas à Ecoformação, sustentabilidade e criatividade na formação e prática docente. |
Eixo:
Educação, Complexidade e Transdisciplinaridade
Coordenação: Marilda Aparecida Behrens Edna Liz Prigol Ementa/Descrição: Este eixo tem como foco a discussão sobre estudos e pesquisas que envolvam uma proposta de educação inovadora e tecnológica, que possa acolher o pensamento complexo, ecossistêmico, dialógico e que envolva a visão transdisciplinar como vertente epistemológica e metodológica da educação. Procura discutir propostas para superar a concepção do paradigma conservador e da educação bancária, que incita a fragmentação, o reducionismo e a visão unidimensional na busca de ação docente a partir da visão da complexidade na qual considera-se o todo com a religação de saberes. |
Eixo:
Educação, Direitos Humanos e Formação de Professores
Coordenação: Ana Maria Eyng Thaís Pacievitch Ementa/Descrição: O Eixo Educação e Direitos Humanos enfatiza a discussão crítica e coletiva de resultados de pesquisas que abordam as teorias, as políticas e as práticas que relacionam os direitos humanos e a Educação. São acolhidos trabalhos que dialoguem com as seguintes temáticas: Políticas e programas de Educação em Direitos Humanos. Direitos humanos e processos identitários. Os processos culturais e a concepção intercultural dos direitos humanos na educação. Os espaços de promoção e defesa dos direitos da infância na família, escola e comunidade. Garantia e violação de direitos nas escolas. As políticas nacionais e internacionais para educação em direitos humanos. A educação em direitos humanos na formação de professores e no currículo da educação básica. As relações entre currículo escolar, direitos humanos e justiça social. Processos inclusivos para superação das desigualdades e exclusão e garantia dos direitos humanos na educação. Os direitos humanos na perspectiva das pedagogias decoloniais. O direito à Educação. Os direitos da Infância. A violação de direitos e a pobreza infantil multidimensional. O direito à educação em contextos humanitários. |
Eixo:
Educação, Estado e formação docente em África
Coordenação: Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Adelaide Chonguende Luis Ementa/Descrição: Brasil e África partilham uma história política e cultural que remonta da ancestralidade aos desafios contemporâneos. Considerando os objetivos da cooperação sul-sul, no domínio da educação e da ciência, a solidariedade institucional entre as universidades brasileiras e as africanas se apresenta como uma prioridade. Ademais, a aproximação entre Brasil e África, sobretudo a lusófona, resulta de uma união que está na base da sociedade brasileira, com forte presença no âmbito educacional. Desta forma, este eixo privilegia trabalhos que estudem a educação nos países africanos, nos aspectos ligados à sua história, epistemologia, políticas, financiamento, práticas pedagógicas e tecnologias, bem como em suas relações com o Brasil, numa perspectiva crítica e atual. O eixo privilegia estudos de pesquisadores e pesquisadoras de África e Brasil cujos objetos têm como marco especial a África. |
Eixo:
Educação, Tecnologia e Comunicação
Coordenação: Raquel Pasternak Glitz Kowalski Katia Ethienne Esteves dos Santos Ementa/Descrição: Esse eixo pretende oferecer espaços para problematizar a utilização de tecnologias digitais para ensinar e aprender, na educação formal e não formal, em diversos níveis e contextos. Objetiva ainda discutir o surgimento de novos modelos educacionais decorrentes das tecnologias digitais e dos processos em rede. Inclui ainda os seguintes temas correlatos: tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem, aprendizagem móvel, aprendizagem ubíqua, jogos e gamificação na educação, o uso educacional das redes sociais e de realidade aumentada, tecnologias assistivas, metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, literacia digital, recursos educacionais digitais, educação a distância e educação virtual. |
Eixo:
Formação de Professores
Coordenação: Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Ementa/Descrição: O eixo “Formação de Professores” tem como objeto estudos e pesquisas no campo da formação de professores em relação aos processos de construção, desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento, políticas, competências e habilidades para o desenvolvimento profissional e a profissionalização dos professores em todos os níveis e modalidades de ensino, considerando os impactos na prática pedagógica, com destaque para as demandas geradas nestes tempos pandêmicos. |
Eixo:
Fra Prassi e Teoria: Le Sfide Educative del Futuro
Coordenação: Anita Gramigna Ementa/Descrição: Se, come Wiener (2008) ci ha annunciato già quasi venti anni fa, la tecnica è lo spazio concettuale nel quale si rispecchia il modo di pensare di un certo periodo storico, le stanze del desiderio giovanile oggi sono invase dai fantasmi di quel sistema artificiale di algoritmi che impropriamente chiamiamo Intelligenza.
La conseguenza sul piano educativo è allarmante e lo è soprattutto quando induce ad avere rapporti più con gli oggetti tecnologici che con le persone. In quell’ambiente tanto rarefatto quanto pervasivo si esibiscono e si consumano momenti di amore, di paura, di erotismo, aggressività, colpa, potere, piacere, solitudine (Riva G., 2018). Sul web spesso si scambia la presenza con la visibilità. Il digitale è l’ambiente infinito nel quale si rispecchia la fragile identità del nostro futuro. Ed è qui che i millennias visualizzano le principali rappresentazioni dell’avvenire. Sullo scenario digitale nasce e si forgia un atteggiamento cognitivo, ma di conseguenza anche sociale e morale, ove tutto è istantaneo, volatile, avveniristico ed obsoleto nello stesso tempo. |
Eixo:
História, Filosofia e Sociologia da Educação
Coordenação: Peri Mesquida Lindomar Wessler Boneti Ementa/Descrição: O eixo enfatiza a discussão e a análise crítico-reflexiva de resultados de pesquisas que abordam o movimento dialético-práxico da ação-reflexão, da pedagogia dialógico-crítico-libertadora integral do ser humano. Esta permeia o conjunto da obra de Paulo Freire: andarilho da esperança, tesouro do Brasil, educador do mundo, patrono da educação brasileira e profeta do sonho de outro mundo possível. Evidentemente, se faz necessário a hermenêutica da história no sentido freireano. No conjunto de sua obra, a história torna-se dialética porque Freire a utiliza para distinguir o presente, enquanto dado, e o presente enquanto portador de possibilidades de emancipação e de esperança. Depreende-se daqui que Paulo Freire não é apenas um homem do presente; é também um homem do futuro. Eis o motivo por que vale à pena continuar lendo, reinventando Freire, 100 anos depois do seu nascimento. Neste eixo há infinitas possibilidades de resgate, atualização, presencialização e reinvenção dos quase 60 anos de presença do pensamento pedagógico, político, social, antropológico, filosófico de Paulo Freire na Educação. |
Eixo:
Infâncias, Alfabetização e Letramento
Coordenação: Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa Ementa/Descrição: O eixo acolhe pesquisas que tratem da relação entre as infâncias e a educação, concepções de criança e suas produções culturais no tempo e espaço, diversidade, políticas públicas, processos de ensino e aprendizagem, formação de professores, práticas educativas considerando o brincar e o interagir nos contextos da Educação Infantil.
O eixo também acolhe trabalhos que tratem sobre a aprendizagem inicial da escrita e da leitura, a apropriação do sistema de escrita alfabética, a produção de texto, o conhecimento e valorização da leitura e da cultura escrita em gêneros textuais/discursivos e em multiletramentos. Estudos que possibilitem a ressignificação de saberes e de contextos educativos em prol da alfabetização e do letramento de estudantes da Educação Básica. |
Eixo:
Políticas e Gestão da Educação
Coordenação: Maria Lourdes Gisi Sirley Terezinha Filipak Ementa/Descrição: Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento e que se fundamentam no campo das Políticas Públicas em Educação, com ênfase para: 1. influência dos organismos internacionais e impactos em todos os níveis e modalidades de ensino; 2. modelos de formulação e análise de políticas públicas em educação; 3. relações de poder e governo, relação público/privado na educação, federalismo e regime de colaboração e a mercantilização da educação; 8. análises de tendências na América Latina; 4. Políticas de avaliação em larga escala, vinculados à prática educacional, com objetivo de certificação, credenciamento, diagnóstico e prestação de contas; 5. questões teóricas e metodológicas na pesquisa sobre política educacional; 9. ensino de Política Educacional e formação de pesquisadores para este campo. |