Eixo:
(Multi) Letramentos no Fazer Docente
Coordenação: Cristina Yukie Miyaki Sandra Batista da Costa Ementa/Descrição: Este eixo acolhe trabalhos que envolvam investigações teóricas, metodológicas e/ou práticas para ampliar as discussões relacionadas ao ensino e aprendizagem de escrita, leitura e oralidade; ao conhecimento e à valorização da cultura em gêneros discursivos que privilegiem (multi)letramentos, em língua materna e/ou estrangeira; bem como ao trabalho com textos literários na escola, nos diferentes níveis de ensino. Objetivamos que as discussões suscitadas pelas investigações apontem caminhos possíveis para a promoção da qualidade de ensino e aprendizagem das práticas discursivas na Educação Básica. |
Eixo:
Artes e Educação
Coordenação: Juliana Fernandes Junges Cararo Adailton Sergio Pupia Ementa/Descrição: O eixo de Artes e Educação reúne pesquisas sobre ensino de arte em seus diferentes componentes: dança, teatro, música e artes visuais, bem como a sua interação com o ensino da arquitetura e design. Abrange pesquisas que enfatizem as relações entre educação, estética, performance e outras interfaces que colaborem nas discussões sobre arte e suas múltiplas relações com a educação. O eixo procura dar visibilidade às pesquisas inovadoras e formas alternativas de pensar as relações entre arte, universidade, escola e educação. Os temas podem estar relacionados às pesquisas sobre história do ensino das artes; filosofia e teorias da arte e educação; práticas pedagógicas em artes; etnografias do ensino das artes; didáticas e currículos em artes; formação de professores para os componentes artísticos; políticas públicas para a educação e as artes, a arte como ferramenta ao ensino e aprendizagem, a arte no ensino da arquitetura e design, além de outros temas correlacionados.
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Eixo:
Currículo
Coordenação: Ariana Cosme Daniela Ferreira Jamile Cristina Ajub Bridi Ementa/Descrição: A nós educadores desse espaço/tempo, ambíguo, paradoxal e pleno de possibilidades, cabe talvez perguntar, em um cenário de reformismo educacional e estandardização de conhecimentos escolares como este em que vivemos nossos dias: como fazer do currículo um campo de transcriações didáticas, de lutas pelos significados mais abertos e plurais de escola, docência, ensino e aprendizagem. Como fazer do currículo um campo de liberação de potências produtivas, positivas, críticas e afirmativas que rompam limiares, transponham limites, cruzem fronteiras do já visto dito e feito em educação para pensá-la de outro modo, no jogo das diferenças. Esse espaço/tempo pode nos inspirar e nos conclamar a fazer, do e no currículo, um exercício ético de experimentação do inesperado e do imprevisível. São experimentações que podem nos levar a problematizar o currículo percebendo-o não apenas como informação, mas como possíveis didáticas que organizam um modo de lidar com os conhecimentos os quais produzem efeitos nos modos de ser, pensar e agir. |
Eixo:
Didática
Coordenação: Pura Lucia Oliver Martins Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau Ementa/Descrição: O eixo focaliza a Didática enquanto campo epistemológico que tem no ensino como mediação sócio-histórica, a sua especificidade. Nessa perspectiva comporão este eixo, trabalhos que expressem resultados de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, que tenham como objeto de estudo o processo de ensino tanto nos seus aspectos gerais quanto na especificidade das diferentes áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e remota. Nas sessões de comunicação oral os estudos serão dispostos na programação de tal forma que mantenham a articulação entre si, trazendo contribuições desde os fundamentos mais gerais do processo de ensino, chegando às práticas desenvolvidas nas escolas, favorecendo sua discussão o seu aprofundamento. |
Eixo:
Educação Aberta e a Distância
Coordenação: Lúcia da Graça Cruz Domingues Amante Lina Morgado Ementa/Descrição: Mais do que nunca a Educação a Distância assumiu uma relevância inquestionável nas sociedades contemporâneas. Muitas instituições têm vindo a adotar práticas de elearning, de educação online, de educação remota e híbrida que importa conhecer, investigar e aprofundar. Também a Educação Aberta tem vindo a expandir-se, dentro e fora da educação formal, designadamente através dos MOOC, dos Recursos Educacionais Abertos, das Práticas Educacionais Abertas. Este eixo do Congresso pretende pois proporcionar um espaço de discussão especialmente direcionado a estas áreas. Pretende-se dar lugar à partilha de pesquisas diversas que explorem quer modelos teóricos quer experiências e estudos de campo que envolvam modelos de elearning ou híbridos, integração do mobile learning e das redes sociais em EaD, estratégias inovadoras de design instrucional, entre outros, bem como novos modos e modalidades de educação aberta. |
Eixo:
Educação Ambiental
Coordenação: Daniele Saheb Pedroso Marilia Torales Ementa/Descrição: A proposta deste eixo é promover o diálogo entre a Educação Ambiental e os diversos campos do saber. Acolhe resultados, parciais e finais, de pesquisas sobre formação inicial e continuada de professores e educadores ambientais; discute os fundamentos teóricos e metodológicos como aporte às práticas educativas no currículo escolar e não escolar; valoriza os diálogos de saberes com comunidades urbanas e/ou tradicionais em situação de vulnerabilidade frente aos problemas ambientais, dentre eles, a mudança climática global; analisa as práticas junto a movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil; acompanha os ciclos das políticas públicas e de governos direcionadas ao campo da Educação Ambiental, da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e da justiça social. Pesquisas relacionadas à Ecoformação, sustentabilidade e criatividade na formação e prática docente. |
Eixo:
Educação das Infâncias
Coordenação: Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros Rúbia Cristina Cruz Ementa/Descrição: Dialoga com as pesquisas e as experiências que tratem da relação entre as Infâncias e a Educação Brasileira, desde a Educação Infantil até os anos iniciais do Ensino Fundamental, na educação formal, bem como nos espaços não formais, ou não institucionais. Contempla estudos e pesquisas sobre/com as concepções de Criança, Infância e Educação, Diversidade, Diferenças e Desigualdades, com ênfase em categorias como Gênero, Relações Étnico-Raciais, Cultura, Camada Social, Políticas Públicas, Formação de Professores, Avaliação, Currículo, Culturas Infantis, Espaços e Tempos da Infância. |
Eixo:
Educação e Saúde
Coordenação: Patricia Maria Forte Rauli Elaine Rossi Ribeiro Ementa/Descrição: O foco do eixo Educação e Saúde será a discussão de pesquisas e práticas referentes à educação e à saúde e suas manifestações nas instituições educacionais, serviços de saúde e comunidade. Nesse sentido, acolherá pesquisas e estudos sobre: o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e superior, interações entre educação-saúde na Pandemia da Covid-19, as práticas de atendimento ao educando hospitalizado, tecnologias assistivas, direitos humanos e saúde, e ações de saúde na comunidade escolar. |
Eixo:
Educação, Complexidade e Transdisciplinaridade
Coordenação: Marilda Aparecida Behrens Edna Liz Prigol Rui Trindade Ementa/Descrição: Este eixo tem como foco a discussão sobre estudos e pesquisas que envolvam uma proposta de educação inovadora e tecnológica, que possa acolher o pensamento complexo, ecossistêmico, dialógico e que envolva a visão transdisciplinar como vertente epistemológica e metodológica da educação. Procura discutir propostas para superar a concepção do paradigma conservador e da educação bancária, que incita a fragmentação, o reducionismo e a visão unidimensional na busca de ação docente a partir da visão da complexidade na qual considera-se o todo com a religação de saberes. |
Eixo:
Educação, Direitos Humanos e Formação de Professores
Coordenação: Ana Maria Eyng Thaís Pacievitch Maria Teresa Prieto Quezada Ementa/Descrição: O Eixo Educação e Direitos Humanos enfatiza a discussão crítica e coletiva de resultados de pesquisas que abordam as teorias, as políticas e as práticas que relacionam os direitos humanos e a Educação. São acolhidos trabalhos que dialoguem com as seguintes temáticas: Políticas e programas de Educação em Direitos Humanos. Direitos humanos e processos identitários. Os processos culturais e a concepção intercultural dos direitos humanos na educação. Os espaços de promoção e defesa dos direitos da infância na família, escola e comunidade. Garantia e violação de direitos nas escolas. As políticas nacionais e internacionais para educação em direitos humanos. A educação em direitos humanos na formação de professores e no currículo da educação básica. As relações entre currículo escolar, direitos humanos e justiça social. Processos inclusivos para superação das desigualdades e exclusão e garantia dos direitos humanos na educação. Os direitos humanos na perspectiva das pedagogias decoloniais. O direito à Educação. Os direitos da Infância. A violação de direitos e a pobreza infantil multidimensional. O direito à educação em contextos humanitários. |
Eixo:
Educação, Tecnologia e Comunicação
Coordenação: Bento Duarte da Silva Neuza Sofia Guerreiro Pedro Patricia Lupion Torres Ementa/Descrição: Esse eixo pretende oferecer espaços para problematizar a utilização de tecnologias digitais para ensinar e aprender, na educação formal e não formal, em diversos níveis e contextos. Objetiva ainda discutir o surgimento de novos modelos educacionais decorrentes das tecnologias digitais e dos processos em rede. Inclui ainda os seguintes temas correlatos: tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem, aprendizagem móvel, aprendizagem ubíqua, jogos e gamificação na educação, o uso educacional das redes sociais e de realidade aumentada, tecnologias assistivas, metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, literacia digital, recursos educacionais digitais, educação a distância e educação virtual. |
Eixo:
Escolarização Aberta, Ciências da Natureza e Matemática
Coordenação: Reginaldo Rodrigues da Costa Raquel Pasternak Glitz Kowalski Ementa/Descrição: O eixo Educação Matemática e Científica tem como proposta acolher trabalhos relativos ao ensino da matemática escolar e de ciências (química, física e biologia) que versem sobre a prática pedagógica, os processos de ensino dos componentes curriculares que integram o eixo, a formação de professores (inicial no ensino superior ou continuada), os currículos, metodologias, recursos e materiais didáticos. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisas que consideram o tempo presente ou com enfoque histórico que venham contribuir com a história das disciplinas escolares de matemática, ciências, biologia, química e física.
Comissão: A |
Eixo:
Esporte, lazer e desenvolvimento humano
Coordenação: Ricardo Lemes da Rosa Paulo Cesar de Barros Ementa/Descrição: O eixo discutirá o esporte e lazer enquanto fenômenos sociais e sua interface com o desenvolvimento humano, entendendo que tais elementos são frutos de uma construção histórica, e que a partir dela, as práticas corporais ao mesmo tempo que podem permitir experiências emancipadoras, podem também criar barreiras para tal fruição. Nesse sentido analisar tal espaço social, olhando para o esporte, atividade física e lazer como direitos sociais a fim de compreender suas potencialidades e limites na promoção e desenvolvimento humano é foco e desafio desse eixo temático. |
Eixo:
Formação de Professores
Coordenação: Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Sara Dias -Trindade Soeli Pereira Donato Ementa/Descrição: O eixo “Formação de Professores” tem como objeto estudos e pesquisas no campo da formação de professores em relação aos processos de construção, desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento, políticas, competências e habilidades para o desenvolvimento profissional e a profissionalização dos professores em todos os níveis e modalidades de ensino, considerando os impactos na prática pedagógica, com destaque para as demandas geradas nestes tempos pandêmicos. |
Eixo:
Gestão da Educação
Coordenação: Sirley Terezinha Filipak Adilson Luiz Tiecher Ementa/Descrição: Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento de âmbito nacional e internacional sobre políticas públicas em educação e gestão da educação. Influência dos organismos internacionais na formulação e implementação das políticas da gestão educacional. Repercussões da gestão das políticas públicas na educação básica, na educação superior e modalidades de ensino. Viabilização do Plano Nacional de Educação no contexto atual. Modelos de formulação e análise de políticas públicas em educação. Relações de poder e governo, relação público/privado na educação, federalismo e regime de colaboração e a mercantilização da educação. Os impactos do ensino híbrido na gestão acadêmica e escolar. |
Eixo:
História da Educação: 200 anos de independência do Brasil - questões para a História da Educação
Coordenação: Evelyn de Almeida Orlando Rosa Lydia Teixeira Correa Maria Elisabeth Blanck Miguel Ementa/Descrição: O Eixo objetiva criar um espaço de discussão para questões referentes à História da Educação brasileira e de outros países. Privilegia trabalhos que procedam de pesquisas referentes aos seguintes temas: Políticas e História da Educação na formação de professores; Intelectuais e ideário pedagógico; Movimentos sociais e História da Educação; Impressos pedagógicos e imprensa periódica educacional; Fontes, Arquivos e patrimônios escolares na História da Educação; Instituições e práticas educativas; Histórias de vida de professores. |
Eixo:
Paulo Freire e a Educação
Coordenação: Peri Mesquida Valdir Borges Ementa/Descrição: O eixo enfatiza a discussão e a análise crítico-reflexiva de resultados de pesquisas que abordam o movimento dialético-práxico da ação-reflexão, da pedagogia dialógico-crítico-libertadora integral do ser humano. Esta permeia o conjunto da obra de Paulo Freire: andarilho da esperança, tesouro do Brasil, educador do mundo, patrono da educação brasileira e profeta do sonho de outro mundo possível. Evidentemente, se faz necessário a hermenêutica da história no sentido freireano. No conjunto de sua obra, a história torna-se dialética porque Freire a utiliza para distinguir o presente, enquanto dado, e o presente enquanto portador de possibilidades de emancipação e de esperança. Depreende-se daqui que Paulo Freire não é apenas um homem do presente; é também um homem do futuro. Eis o motivo por que vale à pena continuar lendo, reinventando Freire, 100 anos depois do seu nascimento. Neste eixo há infinitas possibilidades de resgate, atualização, presencialização e reinvenção dos quase 60 anos de presença do pensamento pedagógico, político, social, antropológico, filosófico de Paulo Freire na Educação. |
Eixo:
Políticas e Avaliação da Educação
Coordenação: Romilda Teodora Ens Maria Lourdes Gisi Mauricio Pastor dos Santos Ementa/Descrição: Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento e que se fundamentam no campo das Políticas Públicas em Educação, com ênfase para: 1. influência dos organismos internacionais e impactos em todos os níveis e modalidades de ensino; 2. modelos de formulação e análise de políticas públicas em educação; 3. relações de poder e governo, relação público/privado na educação, federalismo e regime de colaboração e a mercantilização da educação; 8. análises de tendências na América Latina; 4. Políticas de avaliação em larga escala, vinculados à prática educacional, com objetivo de certificação, credenciamento, diagnóstico e prestação de contas; 5. questões teóricas e metodológicas na pesquisa sobre política educacional; 9. ensino de Política Educacional e formação de pesquisadores para este campo. |
Eixo:
Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusão
Coordenação: Evelise Maria Labatut Portilho Caroline Blazcko Ementa/Descrição: O eixo Psicopedagogia tem o objetivo de fortalecer, divulgar e refletir o conhecimento produzido na área. Ele engloba pesquisas relacionadas a aprendizagem humana em diferentes âmbitos de atuação, formação, avaliação, intervenção, na educação e na saúde. Tem o intuito de divulgar estudos e pesquisas concluídas ou em andamento sobre educação e inclusão em diferentes segmentos e contextos, priorizando investigações que perpassam estudos teóricos ou práticos desenvolvidas junto às minorias, para além do campo da educação especial e inclusão escolar. Portanto, as propostas para este eixo, devem refletir sobre movimentos para democratização da educação a partir das diferenças humanas, sociais, culturais, econômicas para valorização da diversidade em uma perspectiva inclusiva e orientada por uma concepção crítica emancipatória. |
Eixo:
Representações Sociais e Educação
Coordenação: Romilda Teodora Ens Adelina de Oliveira Novaes Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel Ementa/Descrição: Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas, ou em desenvolvimento, que se fundamentem na perspectiva da teoria das representações sociais articulada às diferentes temáticas da educação. |
Eixo:
Sociologia da Educação
Coordenação: Lindomar Wessler Boneti Maria José Menezes Lourega Belli Ementa/Descrição: Serão bem-vindos para a discussão neste eixo trabalhos acadêmicos resultados de pesquisas e/ou reflexões epistemológicas a partir do olhar sociológico sobre a questão educacional, desde os referenciais teóricos/epistemológicos à práxis da ação educativa no multifacetado âmbito social. Essa proposta objetiva analisar, com especial atenção, à complexidade deste social tecido por diferentes práticas pedagógicas, que quando investigadas e interpretadas lançam luz sobre as desigualdades e singularidades, o multiculturalismo em rede, as diferenças de classe, étnicas, de gênero e territoriais, em um vertiginoso e contraditório processo de globalização. Também espera-se abordar o campo clássico da sociologia da educação, o da institucionalização da educação com a implementação de políticas educacionais, por parte do Estado, voltadas responder os diferentes ordenamentos sociais. Acrescenta-se ao Eixo “Educação, Migração e Direitos Humanos” a discussão sobre a presença no espaço escolar de conflitos originados no mundo social e as dificuldades encontradas pela escola no gerenciamento desses tensos movimentos, que exigem interaprendizagens. |