Eixo:
Filosofia da Psicanálise
Coordenação: Eduardo Ribeiro da Fonseca Ementa/Descrição: Diálogo entre filosofia e psicanálise, onde a psicanálise é considerada pela filosofia como objeto de reflexão e crítica e como um campo de indução e renovação das problemáticas próprias da filosofia. |
Eixo:
Identidade e alteridade
Coordenação: ROBERTO FRANZINI TIBALDEO Ementa/Descrição: Exploração do conceito de identidade nas suas diversas perspectivas, tais como gênero, história, cultura, nas suas dimensões ontológicas, epistemológicas, éticas, políticas e estéticas. |
Eixo:
Independência e Renovação
Coordenação: Kleber Bez Birolo Candiotto Ementa/Descrição: Exploração dos conceitos de independência e identidade como caraterizados pelo desenvolvimento dinâmico e mutabilidade ao longo do tempo e como ferramenta crítica para com as tendências de hipostatização histórica, cultural e religiosa, tanto no contexto nacional, como no âmbito internacional. |
Eixo:
O moderno e seus efeitos
Coordenação: Federico Ferraguto Ementa/Descrição: Problematização dos conceitos de independência e identidade como diagnósticos das estruturas conceituais do ‘moderno’ e da crise das suas categorias na época contemporânea, nas suas dimensões ontológica, ética e política, além das implicações que esta crise pode ter no desenvolvimento da psicanálise. |
Eixo:
Ontologia e Epistemologia
Coordenação: Léo Peruzzo Júnior Ementa/Descrição: Estudos a respeito do ser e do conhecer no seu desenvolvimento histórico-filosófico, especialmente a partir da compreensão dos temas da subjetividade, mundo, linguagem, natureza e técnica. |
Eixo:
Ser-si-mesmo
Coordenação: Francisco Verardi Bocca Ementa/Descrição: Identidade da consciência e do sujeito nos seus desdobramentos históricos-filosóficos e teóricos. |
Eixo:
Ética e Filosofia Política
Coordenação: Eladio Constantino Pablo Craia Ementa/Descrição: Investigação de temas relativos ao agir humano, tendo em vista em especial a ética e a filosofia política, nos seus pré-requisitos até Kant e em seus desdobramentos nos séculos XIX, XX e XXI. |