Nos dias 21 e 22 de maio de 2025, a Escola de Educação e Humanidades (EEH), com apoio das Escolas de Negócios (EN), Belas Artes (EBA) e Medicina e Ciências da Vida (EMCV), da PUCPR promove o IV HUMANIDADES SUSTENTÁVEIS no Bloco Amarelo, Câmpus Curitiba.
Neste ano, o evento trará uma abordagem sobre empreendedorismo sustentável, destacando iniciativas de grandes e médias empresas, além de projetos inovadores, iniciativas e possibilidades para uma produção e comercialização de alimentos de forma sustentável.
Painéis, debates, palestras com profissionais de referência na área farão parte da programação do evento, que contará também com cases de empresas que demonstram como práticas sustentáveis podem transformar o mercado, impactando positivamente o meio ambiente e a sociedade.
Convidamos você a participar da nossa campanha de arrecadação, trazendo esponjas de cozinha, tampinhas de plástico e papel que, normalmente, seriam descartados no lixo comum ou reciclável. No bloco amarelo, haverá um espaço destinado à coleta desses materiais.
Equipe organizadora:
Profa. Dra. Etiane Caloy Bovkalovski (EEH)
Prof. Me. William Franco da Silva (EEH)
Prof. Dr. Cesar Candiotto (EEH)
Prof. Dr. André Luiz Braga Turbay (EBA)
Profa. Dra. Andrea Curralinho Braga (EEH)
Profa. Me. Marcia Terezinha de Oliveira (EEH)
Profa. Dra. Patrícia Tendolini (EN)
Profa. Dra. Mari Regina Anastacio (EN)
Profa. Dra. Lays Cherobim Parolin (EMCV)
Apoio técnico:
Ana Clara Custodio Dias
Denise Cristina Camargo
Fernanda Capel Martins
Palestrantes
James Marins - Presidente do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, autor do livro A Era do Impacto e coautor do livro Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro.
Ariane Santos - Agente de transformações socioambientais, administradora, designer industrial, especialista em economia circular, fundadora e CEO da Badu Design negócio socioambiental, Tedx Speaker, Embaixadora Brazil Conference em Harvard & MIT e cidadã pelo clima da ONU
Lorenzo Mesadri - Engenheiro agrônomo, especialista em inovação e agricultura urbana. Atua no desenvolvimento de soluções sustentáveis para cidades inteligentes e é fundador da EVA Agricultura Urbana.
Mauricio Kusbick - CEO e cofundador da Ororo, startup que usa tecnologia para melhorar a gestão ESG e Sustentabilidade de empresas. Especialista em emissões de GEE e descarbonização, atua também como instrutor de cursos de inventários de emissões e como palestrante em eventos.
Mediação: Professora Doutora Mari Regina Anastacio - Mestre em Administração e Doutora em Educação. Coordenadora do Programa ESG+Coop PUCPR. Líder da área de Sustentabilidade do HUB de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Embaixadora do Paraná do movimento Capitalismo Consciente. Membra da Comunidade Donut Brasil; e IDG Brasil (ODS Zero). Autora e organizadora de livros, com destaque para Empreendedorismo social e inovação social no contexto brasileiro (finalista do Prêmio Jabuti).
Palestrantes
Bernadete Brandao - Designer de Produto pela UFPR e especialista em Administração Estratégica na FAE-PR. É ativista socioambiental, ecodesigner e trabalho com sustentabilidade há 40 anos. Diretora do Instituto Nhandecy, certificada TOT (Trainning of Trainners) e multiplicadora ODS pelo Gaia Education e Unesco. Fundadora do Conpaz-PR (Conselho Parlamentar da Paz).
Marcelo Castilho - Empreendedor, palestrante, mentor e consultor. PhD em Administração, Mestre em Design e fundador do CollabSoul, uma organização que promove a transformação cultural de líderes, organizações, ecossistemas e cidades.
Flavia Feliz - Co-fundadora e diretora executiva da We.Flow, Empresa B certificada que oferece consultoria e treinamento para potencializar futuros regenerativos. Ela é mestre em Empreendedorismo Social, pós-graduada em Negócios Sociais, especialista em Gestão Estratégica e bacharel em Relações Públicas. Conta com mais de 15 anos de experiência em projetos de impacto, em instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e empresas.
Mediação: Professora Doutora Mari Regina Anastacio - Mestre em Administração e Doutora em Educação. Coordenadora do Programa ESG+Coop PUCPR. Líder da área de Sustentabilidade do HUB de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Embaixadora do Paraná do movimento Capitalismo Consciente. Membra da Comunidade Donut Brasil; e IDG Brasil (ODS Zero). Autora e organizadora de livros, com destaque para Empreendedorismo social e inovação social no contexto brasileiro (finalista do Prêmio Jabuti).
Exposição de Infográficos com temáticas socioambientais. Atividade acadêmica realizada na disciplina Responsabilidade Socioambiental, do núcleo integrado da Escola de Educação e Humanidades.
Docentes responsáveis: William Franco e Raquel Panke.
Isabela Guerra - Psicóloga, mestre em desenvolvimento sustentável, pós graduanda em psicologia baseada em evidências. Consultora em desenvolvimento humano e organizacional. Estudiosa e entusiasta de novas economias.
A Economia DONUT é uma proposta inovadora para repensar a economia, buscando equilibrar o bem-estar humano com os limites ecológicos do planeta. Seu objetivo é garantir que todas as pessoas tenham acesso a uma base social justa, sem ultrapassar os limites ambientais que sustentam a vida.
No workshop que será conduzido, utilizar-se-á a metodologia baseada nos Donut Economic Action Labs (DEAL), reconhecida internacionalmente por estruturar práticas transformadoras em organizações e territórios. Durante quatro horas, serão aplicadas as quatro lentes da Economia DONUT (social, ecológica, local e global) para repensar o papel e as possibilidades da Empresa.
Essas lentes ajudam a ampliar o olhar sobre o impacto gerado por um negócio ou instituição, conectando propósito, produtos, governança e sustentabilidade financeira a partir de uma visão sistêmica e de futuro.
A proposta é realizar um exercício colaborativo com os participantes para escutar, refletir e cocriar percepções sobre a atuação atual e as oportunidades de transformação.
Ao final da atividade, será entregue um compilado com os principais insights e ideias geradas, organizados de forma estratégica, que poderão apoiar a liderança da Empresa na construção de futuros mais sustentáveis e conectados com os desafios do nosso tempo.
Palestrante
Juliana de Oliveira Souza - Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável, especialista em Gestão de Projetos Sociais e bacharel em Administração. Atualmente é especialista em Identidade Institucional na PUCPR e lidera programas de educação para solidariedade, como a Casa de Francisco e Clara, Lampedusa, voluntariado e Processos Seletivos afirmativos
Professora Doutora Daniele Saheb - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, possui especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR e mestado em Educação (UFPR). Vice-líder do Grupo de pesquisa: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM) (PUCPR); membro do grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ GPEACS- GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA DA SUSTENTABILIDADE (UFPR); Membro do Centro de educação Ambiental e do Patrimônio Histórico da UFPR (CEAP-IPHAN). Coordenadora do Projeto na PUCPR Pacto Mundial da Juventude pelo Clima (Centro Edgar Morin, EHSS / CNRS, Paris, França). Possui experiência em pesquisa e docência em instituições de Ensino Superior, com ênfase em Educação Ambiental, Complexidade e Transdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental na visão da Complexidade e da Transdisciplinaridade.
Mediação
Professor Doutor Geovani Viola Moretto Mendes - Doutor e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui especialiação na área da Ética. Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais e Filosofia da PUCPR e do PROF-FILO (Mestrado Profissional em Filosofia) da UFPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Pesquisa temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.
Nesta mesa iremos conhecer empreendimentos sociais, programas de grandes empresas e projetos que promovem a alimentação sustentável, focada na valorização de processos de produção e gestão de alimentos que favoreçam o meio ambiente e a sociedade.
Convidados:
Alisson Mangini - Gaduado em Gestão da Informação pela UFPR e atualmente Gerente Administrativo da Olha o Peixe
Rafael Carmona - Graduado em Serviço Social (UNICENTRO), Mestre em Ciências Sociais Aplicadas Universidade (UEPG), Doutor em Serviço Social (PUC-SP) - Programa Cultivar Energia - COPEL.
Adriana Oliveira - Graduada em história pela Universidade Tuiuti, com pós-graduação em Educação, trabalho e marxismo pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz, pós-graduação em logística e administração estratégica pela universidade Santa Cruz. Direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Coordenação do coletivo Marmitas da Terra, que partilha marmitas e alimentos nas ocupações de Curitiba.
Exposição de Infográficos com temáticas socioambientais. Atividade acadêmica realizada na disciplina Responsabilidade Socioambiental, do núcleo integrado da Escola de Educação e Humanidades.
Docentes responsáveis: William Franco e Raquel Panke.
Confira mais sobre a Visita de campo:
Programação: