Apresentação:
O Colóquio Internacional por Uma Pedagogia do Viver em Comum é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Teologia, do Curso de Ciências Sociais e do Grupo de Pesquisa Educação, Migração e Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba/Brasil. Em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa – CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, FCSH e a Université de Fribourg (Suisse), Chaire francophone de Travail Social et de Politiques sociales, no âmbito da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre as Desigualdades e o CR30, Desigualdades, Identidades e Laços Sociais, da AISLF, Associação Internacional dos Sociólogos de Língua Francesa. Este colóquio dá continuidade a muitos outros realizados em diferentes países, promovidos pelo CR30, dentre os quais no Brasil, em 2003 na Universidade de Ijuí – RS e em 2014 na Universidade Católica do Paraná.
A ideia da Pedagogia do Viver em Comum traduz o desafio do agir pedagógico no contexto das diferenças; das necessidades de novos saberes na perspectiva de se compreender diferentes e originais realidades que desafiam os preceitos da modernidade; uma pedagogia ativa na busca dos “direitos” e dos “deveres” individuais na perspectiva do viver em comum; uma pedagogia que traduz a ideia forte no sentido de defender a necessidade de fazer descer os “direitos humanos” da Carta para a vida quotidiana dos indivíduos. Uma pedagogia que converse com o viver e o não viver em comunidade. Tudo no sentido de se compreender os caminhos de construção de uma nova sociedade, do viver em comum, da busca comum das necessidades humanas.
Organização:
Parceria Internacional:
No âmbito da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre as Desigualdades
23º Colóquio organizado no âmbito do CR30, Desigualdades, Identidades e Laços Sociais, da AISLF, Associação Internacional dos Sociólogos de Língua Francesa