Histórico

Em 2000, após a realização da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia na PUCPR em Curitiba/Brasil, constatou-se que a formação de professores e o trabalho docente em perspectivas políticas, históricas, teóricas e metodológicas, vinham se constituindo no eixo temático dessas semanas e despertando o interesse dos estudantes da instituição. Em 2001, um grupo de professores da pós-graduação e da graduação em Educação da PUCPR tomou a iniciativa de criar o CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), hoje em sua décima sexta edição, com o objetivo de socializar os resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos da graduação, da pós-graduação e de diferentes profissionais da área da Educação.

Historicamente, o evento tem promovido também a aproximação entre docentes e estudantes da educação superior (graduação e pós-graduação) e professores da educação básica, possibilitando um fórum permanente de discussões de modo a aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação.

Foi com essa preocupação que o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil) e a PUCPR somaram esforços para realizar, em 2011, o Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) no âmbito do EDUCERE.

Reforçando essa parceria, em 2013, o XI EDUCERE recebeu também o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) que buscou aprofundar questões relacionadas ao trabalho docente, objeto de estudo da Cátedra UNESCO sediada no CIERS-ed.A partir de 2019, o evento, cuja origem se deu no curso de Pedagogia, congregou as diferentes licenciaturas da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR e o Programa de Pós-Graduação em Educação.

Na edição de 2021 reafirmamos as parcerias institucionais e interinstitucionais no âmbito nacional e internacional nos mobilizando em torno do tema.

Naquela edição tão especial pelo momento singular em função da pandemia do COVID 19, o evento foi um espaço específico para discussão e partilha de experiências vivenciadas por professores, a partir de suas diferentes realidades, demandas e desafios. Foram discutidas questões relativas à aprendizagem remota, à organização do trabalho docente, assim como seus impactos, compartilhando experiencias que serviram como inspiração pela troca de conhecimento. 

O rico conjunto de contribuições, sistematizado e disponível nos Anais 2021 e nos dois primeiros volumes da coleção criada para marcar o vigésimo primeiro aniversário do EDUCERE.

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: inspirações, espaços e tempos. Volume 1

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: inspirações, espaços e tempos da educação em diálogo. Volume 2

Patrocínio
Realização
Idioma:
©2024. Pergamum Eventum. Todos os direitos reservados.
06.065
Navegadores recomendados:
Google Chrome Mozilla Firefox