HISTÓRICO
No período de 2001 a 2011, o evento foi realizado anualmente, entretanto, a partir daí se decidiu por realizá-lo bianualmente, em virtude do crescimento exponencial, gerando grande demanda de trabalho na organização. À série histórica de dez edições realizadas anualmente, se somam mais seis edições bianuais (2013, 2015, 2017, 2019, 2021, 2023).
E, em 2025, teremos a XVII edição do EDUCERE- ETHOS DA EDUCAÇÃO: (RE)CONEXÕES ECOSSISTÊMICAS.
Na consolidação do evento se somaram parcerias interinstitucionais, tais como: da PUCPR com o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil) e a PUCPR, a partir de, em 2011, na integração do Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) no âmbito do EDUCERE. Em 2013, o XI EDUCERE recebeu também o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO).
Na edição de 2021 as parcerias institucionais e interinstitucionais no âmbito nacional e internacional foram reafirmadas se mobilizando em torno dos temas e desafios da Educação impactada pela pandemia do COVID 19.
Em 2023, sob o tema Esperançar, consolidamos as parcerias com instituições, grupos e redes de pesquisa no Brasil e no exterior. Tais parcerias são amplamente representadas na programação e dinâmica do evento, nos anais e nos livros e-books publicados a partir dos eventos.
Na XVII Edição em 2025, o EDUCERE - tem como finalidade central ampliar e aprofundar a práxis do Ethos da Educação nas (re)conexões ecossistêmicas, referendada na inteireza humana e planetária.