Eixos
Eixo
Coordenação
Ementa/Descrição
Eixo: Currículo, Cultura e Saberes
Coordenação:
Adriane de Lima Penteado Rossano Silva
Ementa/Descrição: A nós educadores desse espaço/tempo, ambíguo, paradoxal e pleno de possibilidades, cabe talvez perguntar, em um cenário de reformismo educacional e estandardização de conhecimentos escolares como este em que vivemos nossos dias: como fazer do currículo um campo de transcriações didáticas, de lutas pelos significados mais abertos e plurais de escola, docência, ensino e aprendizagem? Como fazer do currículo um campo de liberação de potências produtivas, positivas, críticas e afirmativas que rompam limiares, transponham limites, cruzem fronteiras do já visto dito e feito em educação para pensá-la de outro modo, no jogo das múltiplas diferenças? Esse espaço/tempo pode nos inspirar e nos conclamar a fazer, do e no currículo, um exercício ético de experimentação do inesperado e do imprevisível em interface com as distintas culturas? São experimentações que podem nos levar a problematizar o currículo percebendo-o não apenas como informação, mas como possíveis didáticas que organizam um modo de lidar com os conhecimentos, os saberes, os quais produzem efeitos nos modos de ser, pensar e agir.
Eixo: Didática na Práxis Educativa
Coordenação:
Pura Lucia Oliver Martins Ilma Passos Alencastro Veiga Katia Valeria Mosconi Mendes
Ementa/Descrição: O eixo focaliza a Didática enquanto campo epistemológico que tem no ensino como mediação sócio-histórica, a sua especificidade. Nessa perspectiva comporão este eixo, trabalhos que expressem resultados de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, que tenham como objeto de estudo o processo de ensino tanto nos seus aspectos gerais quanto na especificidade das diferentes áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e remota. Nas sessões de comunicação oral, os estudos serão dispostos na programação de tal forma que mantenham a articulação entre si, trazendo contribuições desde os fundamentos mais gerais do processo de ensino, chegando às práticas desenvolvidas nas escolas, favorecendo sua discussão o seu aprofundamento.
Eixo: Educação Ambiental
Coordenação:
Daniele Saheb Pedroso Marilia Torales
Ementa/Descrição: A proposta deste eixo é promover o diálogo entre a Educação Ambiental e os diversos campos do saber. Acolhe resultados, parciais e finais, de pesquisas sobre formação inicial e continuada de professores e educadores ambientais; discute os fundamentos teóricos e metodológicos como aporte às práticas educativas no currículo escolar e não escolar; valoriza os diálogos de saberes com comunidades urbanas e/ou tradicionais em situação de vulnerabilidade frente aos problemas ambientais, dentre eles, a mudança climática global; analisa as práticas junto a movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil; acompanha os ciclos das políticas públicas e de governos direcionadas ao campo da Educação Ambiental, da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e da justiça social. Pesquisas relacionadas à Ecoformação, sustentabilidade e criatividade na formação e prática docente.
Eixo: Educação Matemática e Científica
Coordenação:
Reginaldo Rodrigues da Costa Marco Antonio Batista Carvalho
Ementa/Descrição: O eixo Educação Matemática e Científica tem como proposta acolher trabalhos relativos ao ensino da matemática escolar e de ciências (química, física e biologia) que versem sobre a prática pedagógica, os processos de ensino dos componentes curriculares que integram o eixo, a formação inicial e continuada de professores, os currículos, metodologias, recursos e materiais didáticos. Também serão acolhidos relatos de pesquisa que se amparam, mas abordagens atuais da educação matemática como, por exemplo a Etnomatemática e em relação ao ensino das ciências da natureza, na educação básica, a Etnociência e a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Os trabalhos podem ser resultados de pesquisas que consideram o tempo presente ou com enfoque histórico que venham contribuir com a história das disciplinas escolares de matemática, ciências, biologia, química e física.?
Eixo: Educação, Complexidade e Transdisciplinaridade
Coordenação:
Marilda Aparecida Behrens Ariana Cosme Edna Liz Prigol
Ementa/Descrição: Este eixo tem como foco a discussão sobre estudos e pesquisas que envolvam uma proposta de educação inovadora e tecnológica, que possa acolher o pensamento complexo, ecossistêmico, dialógico e que envolva a visão transdisciplinar como vertente epistemológica e metodológica da educação. Procura discutir propostas para superar a concepção do paradigma conservador e da educação bancária, que incita a fragmentação, o reducionismo e a visão unidimensional na busca de ação docente a partir da visão da complexidade na qual considera-se o todo com a religação de saberes.
Eixo: Educação, Direitos Humanos e Formação de Professores
Coordenação:
Ana Maria Eyng Maria Teresa Prieto Quezada Thaís Pacievitch
Ementa/Descrição: O Eixo Educação e Direitos Humanos enfatiza a discussão crítica e coletiva de resultados de pesquisas que abordam as teorias, as políticas e as práticas que relacionam os direitos humanos e a Educação. São acolhidos trabalhos que dialoguem com as seguintes temáticas: Políticas e programas de Educação em Direitos Humanos. Direitos humanos e processos identitários. Os processos culturais e a concepção intercultural dos direitos humanos na educação. Os espaços de promoção e defesa dos direitos da infância na família, escola e comunidade. Garantia e violação de direitos nas escolas. As políticas nacionais e internacionais para educação em direitos humanos. A educação em direitos humanos na formação de professores e no currículo da educação básica. As relações entre currículo escolar, direitos humanos e justiça social. Processos inclusivos para superação das desigualdades e exclusão e garantia dos direitos humanos na educação. Os direitos humanos na perspectiva das pedagogias decoloniais. O direito à Educação. Os direitos da Infância. A violação de direitos e a pobreza infantil multidimensional. O direito à educação em contextos humanitários.
Eixo: Educação, Linguagens, Contextos e Práticas Educativas
Coordenação:
Cristina Yukie Miyaki Raquel Pasternak Glitz Kowalski Ricardo Lemes da Rosa
Ementa/Descrição: Este eixo acolhe trabalhos que envolvam investigações teóricas, metodológicas e/ou práticas sobre a área curricular de Linguagens no quadro da Educação Básica e do Ensino Superior. As linguagens são formas sócio-historicamente definidas de produção de sentidos, que permeiam todas as relações humanas. Estudantes, professores, professores em formação e pesquisadores, ao focalizarem as práticas de linguagem como parte do processo de ensino e aprendizagem, podem refletir sobre elas, experienciá-las e ampliar seus saberes. Objetivamos que as discussões suscitadas pelas investigações apontem caminhos possíveis para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem de leitura e escrita; de línguas em contextos interculturais; de linguagens artísticas como artes visuais, dança, música e teatro; e de linguagens vinculadas à cultura corporal por meio dos jogos, brincadeiras e esportes.
Eixo: Educação, Tecnologia e Comunicação
Coordenação:
Patricia Lupion Torres Luciane Hilu
Ementa/Descrição: Esse eixo pretende oferecer espaços para problematizar a utilização de tecnologias digitais para ensinar e aprender, na educação formal e não formal, em diversos níveis e contextos. Objetiva ainda discutir o surgimento de novos modelos educacionais decorrentes das tecnologias digitais e dos processos em rede. Inclui ainda os seguintes temas correlatos: tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem, aprendizagem móvel, aprendizagem ubíqua, jogos e gamificação na educação, o uso educacional das redes sociais e de realidade aumentada, tecnologias assistivas, metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, literacia digital, recursos educacionais digitais, educação a distância e educação virtual.
Eixo: Formação de Professores
Coordenação:
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Sueli Pereira Donato Alexandra Ferreira Martins Ribeiro
Ementa/Descrição: O eixo “Formação de Professores” tem como objeto estudos e pesquisas no campo da formação de professores em relação aos processos de construção, desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento, políticas, competências e habilidades para o desenvolvimento profissional e a profissionalização dos professores em todos os níveis e modalidades de ensino, considerando os impactos na prática pedagógica, com destaque para as demandas geradas nestes tempos pandêmicos.
Eixo: História da Educação
Coordenação:
Maria Elisabeth Blanck Miguel Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira TAMIRIS APARECIDA BUENO MORGADO
Ementa/Descrição: O eixo “História da Educação” trata do processo de desenvolvimento da história da educação. Privilegia estudos que abordem questões pertinentes ao processo histórico da educação e pesquisas que tratem do modo como historicamente se desenvolveu a educação, tais como: Políticas e História da Educação; intelectuais e ideário pedagógico; arquivos e patrimônios escolares; educação e gênero na História da Educação; impressos pedagógicos e imprensa periódica educacional; fontes, arquivos e patrimônios escolares; relações étnico-raciais e movimentos sociais na educação; instituições e práticas educativas; biografias e (auto)biografias de educadores. Enfoca principalmente a história da educação no Brasil e no Paraná.
Eixo: Infâncias, Alfabetização e Letramento
Coordenação:
Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa Thalita Folmann da Silva Ione da Silva Cunha Nogueira
Ementa/Descrição: O eixo acolhe pesquisas que tratem da relação entre as infâncias e a educação, concepções de criança e suas produções culturais no tempo e espaço, diversidade, políticas públicas, processos de ensino e aprendizagem, formação de professores, práticas educativas considerando o brincar e o interagir nos contextos da Educação Infantil. O eixo também acolhe trabalhos que tratem sobre a aprendizagem inicial da escrita e da leitura, a apropriação do sistema de escrita alfabética, a produção de texto, o conhecimento e valorização da leitura e da cultura escrita em gêneros textuais/discursivos e em multiletramentos. Estudos que possibilitem a ressignificação de saberes e de contextos educativos em prol da alfabetização e do letramento de estudantes da Educação Básica.
Eixo: Metodologias, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Humanas
Coordenação:
Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau Beatriz Maria Zoppo
Ementa/Descrição: Este eixo tem por finalidade, discutir o desenvolvimento profissional do pesquisador para a realização de pesquisa na área de Ciências Humanas. Nas discussões, serão refletidas questões de ordem metodológica, tais como: metodologias, métodos e técnicas utilizadas em pesquisas na área de Ciências Humanas. Espera-se que pesquisadores, doutorandos e mestrandos tragam para a discussão neste eixo as experiências vivenciadas, desafios enfrentados e superados ou não no desenvolvimento de suas pesquisas, aplicações de procedimentos metodológicos, sejam eventos ou micro eventos (eventos ocorridos paralelamente ao desenvolvimento de uma pesquisa e que indiretamente interferem no seu desenvolvimento), podendo contribuir na formação de outros pesquisadores. Além desses aspectos, com o avanço da tecnologia, o pesquisador possui hoje um leque de possibilidades para o encaminhamento das pesquisas realizadas neste campo e novas oportunidades de contextos e espaços para a realização de pesquisas. Contudo, mesmo com sofisticados recursos de acompanhamento de pesquisa, persistem aprendizagens essenciais que cabem ao investigador construir. Por exemplo, o aprofundamento metodológico necessário para garantir a qualidade e o rigor da pesquisa em andamento, de forma que os conhecimentos metodológicos possam ser base para uma longa carreira de pesquisador e não para o desenvolvimento de uma só pesquisa. Dentre esses conhecimentos, estão aqueles que se referem aos métodos e às técnicas para a coleta e análise de dados qualitativos, quantitativos ou a combinação de ambos, que muitas vezes, são apresentados aos estudantes como um labirinto de possibilidades e paradigmas. Portanto, neste eixo discutimos os encaminhamentos metodológicos desenvolvidos por mestrandos, doutorandos e demais pesquisadores na realização de seus estudos na área de Ciências Humanas, visando ampliar e enriquecer o repertório metodológico dos pesquisadores.
Eixo: Modalidades Especiais
Coordenação:
Ana Maria Eyng Reginaldo Rodrigues da Costa Eduardo Felipe Hennerich Pacheco Thaís Pacievitch
Ementa/Descrição: No XVI EDUCERE, teremos espaço para a realização de atividades propostas por entidades e/ou grupos de pesquisas. Tais atividades, estão programadas para serem realizadas, inicialmente no dia 25 de setembro no horário da 14h às 17h, preferencialmente presencialmente. Para a submissão das propostas, dessas atividades é necessário que os proponentes estejam inscritos no evento, e coordenados ou primeiro proponente, faça a submissão (envio) da proposta pelo ambiente do participante, em conformidade com as modalidades e os templates disponibilizados. As modalidades das atividades especiais compreendem: Painel, Roda de Conversa, Reunião Científica, Minicursos e Lançamento de Livros. -Painel: apresentação de uma temática por três painelista, com um coordenador do painel. A proposta enviada deverá conter o resumo geral do painel e os resumos de cada apresentação. -Roda de conversa: discussão acerca de um tema que deverá ser descrita em um resumo, enviado pelo coordenador/organizador da roda de conversa. -Reunião Científica: espaço de discussão de entidades, grupos de pesquisa ou associações, cujo representante/coordenador que deverá enviar um resumo da atividade proposta. -Minicurso: a proposta do minicurso deverá conter a temática, os objetivos, os materiais e o encaminhamento das atividades -Lançamento de Livros: as sessões de lançamentos serão organizadas mediante envio de informação via formulário eletrônico. É importante ressaltar que a submissão dever ser, em conformidade com o template disponível, no prazo estabelecido pela coordenação do evento e com inscrição confirmada pelos proponentes das atividades especiais.
Eixo: Paulo Freire, Filosofia e Sociologia na Educação
Coordenação:
Valdir Borges Peri Mesquida Lindomar Wessler Boneti
Ementa/Descrição: 1- Enfatizar a análise crítico-reflexiva dos resultados de pesquisa que abordam o movimento da pedagogia dialógico-crítico-libertadora integral do ser humano, permeada no conjunto da obra de Paulo Freire, profeta e andarilho da esperança. Eis o motivo por que vale à pena continuar lendo, reinventando Freire, 100 anos depois do seu nascimento, que acabamos de celebrá-lo em 2021, pelas suas infinitas possibilidades de resgate, atualização, presencialização e reinvenção do pensamento pedagógico, político, social, antropológico e filosófico de Paulo Freire na Educação. Movidos pela esperança histórico-concreta de Paulo Freire, somos chamados a incendiar com urgência a esperança, ou seja, ESPERANÇAR. 2- Investigar os fundamentos da educação, em perspectiva crítica, acerca dos desafios políticos, éticos e epistemológicos para repensar a educação no século XXI, em consonância com a temática do EDUCERE, que nos impulsione a reacender a ESPERANÇA e sonhar acordados. 3-Descortinar a questão educacional, a partir da prática educativa no âmbito da complexidade do social, destacando desigualdades, diferenças, singularidades, conflitos, multiculturalismo, questões étnicas, políticas, destacando a função da Escola e o papel do Estado. Dessa forma, daremos razões à nossa ESPERANÇA, intrínseca à natureza humana, demonstrando que é possível sonhar acordado, em vista de um novo amanhã.
Eixo: Políticas e Avaliação da Educação
Coordenação:
Maria Lourdes Gisi Romilda Teodora Ens José Luis de Oliveira
Ementa/Descrição: Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento e que se fundamentam no campo das Políticas Públicas em Educação, com ênfase para: 1. influência dos organismos internacionais e impactos em todos os níveis e modalidades de ensino; 2. modelos de formulação e análise de políticas públicas em educação; 3. relações de poder e governo, relação público/privado na educação, federalismo e regime de colaboração e a mercantilização da educação; 8. análises de tendências na América Latina; 4. Políticas de avaliação em larga escala, vinculados à prática educacional, com objetivo de certificação, credenciamento, diagnóstico e prestação de contas; 5. questões teóricas e metodológicas na pesquisa sobre política educacional; 9. ensino de Política Educacional e formação de pesquisadores para este campo.
Eixo: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Coordenação:
Sirley Terezinha Filipak Adilson Luiz Tiecher
Ementa/Descrição: Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento de âmbito nacional e internacional sobre políticas públicas em educação e gestão da educação. Influência dos organismos internacionais na formulação e implementação das políticas da gestão educacional. Repercussões da gestão das políticas públicas na educação básica, na educação superior e modalidades de ensino. Viabilização do Plano Nacional de Educação no contexto atual. Modelos de formulação e análise de políticas públicas em educação. Relações de poder e governo, relação público/privado na educação, federalismo e regime de colaboração e a mercantilização da educação. Os impactos do ensino híbrido na gestão acadêmica e escolar.
Eixo: Psicologia, Educação e Saúde
Coordenação:
Cloves Antonio de Amissis Amorim Wallisten Passos Garcia
Ementa/Descrição: O eixo acolhe trabalhos sobre Psicologia Escolar e da Educação, bem como a temática da saúde em todas as interfaces com a Educação. Processos de Ensino e aprendizagem em diferentes contextos. Psicologia Escolar e suas intervenções na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e, na Educação Superior. Saúde mental, sofrimento psíquico? e bem-estar de estudantes de todos os níveis de Ensino. Resiliência e Engagement de estudantes e professores. Fatores e processos psicológicos envolvidos na aprendizagem escolar ( inteligência, motivação, linguagem e processos psicológicos superiores), instituição e diagnóstico institucional dos espaços de ensino e aprendizagem. Sexualidade e Gênero no contexto escolar e educacional. Práticas emergentes em Psicologia Escolar e Educacional. Educação Inclusiva e Educação Especial. Atuação da Psicologia Escolar na terceira idade. Saúde e bem estar docente.? Psicologia do brincar e? do ócio. Atendimento ao enlutado ( estudantes e profissionais), Prevenção e intervenção nos processos de saúde e doença de docentes. Prevenção e posvenção do? comportamento suicida. Atenção à população carcerária e seus filhos.
Eixo: Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusão
Coordenação:
Evelise Maria Labatut Portilho Mirian Celia Castellain Guebert Caroline Elizabel Blaszko Luci Frare Kira
Ementa/Descrição: O eixo Psicopedagogia tem o objetivo de fortalecer, divulgar e refletir o conhecimento produzido na área. Ele engloba pesquisas relacionadas a aprendizagem humana em diferentes âmbitos de atuação, formação, avaliação, intervenção, na educação e na saúde. Tem o intuito de divulgar estudos e pesquisas concluídas ou em andamento sobre educação e inclusão em diferentes segmentos e contextos, priorizando investigações que perpassam estudos teóricos ou práticos desenvolvidas junto às minorias, para além do campo da educação especial e inclusão escolar. Portanto, as propostas para este eixo, devem refletir sobre movimentos para democratização da educação a partir das diferenças humanas, sociais, culturais, econômicas para valorização da diversidade em uma perspectiva inclusiva e orientada por uma concepção crítica emancipatória.
Eixo: Representações Sociais e Educação
Coordenação:
Adelina de Oliveira Novaes Clarilza Prado de Sousa Lúcia Villas Bôas
Ementa/Descrição: Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas, ou em desenvolvimento, que se fundamentem na perspectiva da teoria das representações sociais articulada às diferentes temáticas da educação.
Patrocínio
Realização
Idioma:
©2024. Pergamum Eventum. Todos os direitos reservados.
06.065
Navegadores recomendados:
Google Chrome Mozilla Firefox