O processo de ensino e aprendizagem sublinha faces diferentes e interdependentes ao mesmo tempo. O contexto do trabalho pedagógico do professor, em especial do profissional que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresentou e apresenta ainda maiores desafios durante e depois do contexto pandêmico de maior isolamento. O presente Curso de Extensão objetiva compreender como os docentes participantes conduziram/conduzem suas práticas quanto ao ensino e aprendizagem de História. Sobretudo, as orientações advindas dos Cadernos Pedagógicos de Unidades de Transição e das videoaulas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba para o Ensino Fundamental I, no período entre 2021-2022.
Público-Alvo
Carga horária: 30h
* O curso acontecerá em 5 encontros de 3 horas On-line síncronas e 15 horas assíncronas para leituras, estudos e registros.
Inscrição: Gratuita
Introdução ao curso – caracterização dos professores participantes e de suas práticas no ensino de História, considerando a experiência com os Cadernos Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba com ênfase no Componente Curricular de História e as videoaulas. Como articularam e/ou articulam esta vivência com os Cadernos Pedagógicos?
ATIVIDADE ON-LINE:
MARTINS, P. L. O. Abordagens do processo didático: fundamentos e instâncias operacionais. P. 53-68. In: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Videoaulas 1º e 2º anos: https://www.youtube.com/watch?v=JicOkF0ugug&list=PLEtRs8lszO9U4xx0E6Uzj21 wDghYnp1bH&index=112
https://www.youtube.com/watch?v=gE4EdBmXxEk&list=PLEtRs8lszO9U4xx0E6Uzj2 1wDghYnp1bH&index=126
Material de aprofundamento de estudos:
Vídeo: Currículo do Ensino Fundamental: Diálogos com a BNCC – História. PMC- PR.
https://www.youtube.com/watch?v=53uNzrRUCJE&list=PLXIocVcxsne0wpLoNMD_i TqIE94dr-Jqz&index=5
Práticas pedagógicas significativas e as dificuldades encontradas pelos professores diante das propostas pedagógicas produzidas pela RME referentes aos Cadernos Pedagógicos e videoaulas do componente curricular de História nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental.
ATIVIDADE ON-LINE:
MARTINS, P. L. O. Abordagens do processo didático: fundamentos e instâncias operacionais. P. 53-68. In: MARTINS, P. L.O. Didática. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Videoaula 3º ano
https://www.youtube.com/watch?v=HxLRqBQuqQg&list=PLEtRs8lszO9U4xx0E6Uzj2 1wDghYnp1bH&index=43
Material de aprofundamento de estudos:
Ato de Fé ou conquista do conhecimento? Rodolfo Caniatto. Disponível em: http://lilith.fisica.ufmg.br/~dsoares/caniato/jdmare.htm
As práticas pedagógicas significativas e as dificuldades encontradas pelos professores diante das propostas pedagógicas produzidas pela Rede Municipal de Ensino de Curitiba referentes aos Cadernos Pedagógicos e videoaulas do 3º Ano do componente curricular de História.
ATIVIDADE ON-LINE:
Disponível em: https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2022/3/pdf/00333839.pdf
Videoaulas 4º e 5º anos
https://www.youtube.com/watch?v=1Uu7ILAH954&list=PLEtRs8lszO9U4xx0E6Uzj21 wDghYnp1bH&index=44
https://www.youtube.com/watch?v=ChKGqnp9tk4&list=PLEtRs8lszO9U4xx0E6Uzj21wDghYnp1bH&index=30&
As práticas pedagógicas significativas e as dificuldades encontradas pelos professores diante das propostas pedagógicas produzidas pela RME referentes aos Cadernos Pedagógicos e videoaulas do 4º e 5º Anos EF do componente curricular de História.
ATIVIDADE ON-LINE:
A relação conteúdo-forma: expressão das contradições da prática pedagógica na escola capitalista. (MARTINS, 2003). In: VEIGA, I. P. A. Didática: Ensino e suas relações. 18ª edição. São Paulo: PAPIRUS, 2012. P. 77-103.
A Sistematização Coletiva do Conhecimento nas práticas dos professores, no contexto escolar e as relações que se estabeleceram a partir do contexto pandêmico e pós-pandêmico.
Dinâmica do encontro: