Oficinas de Oração e Vida (Talleres de Oración y Vida – TOV)
Como tudo começou...“O que é para o povo tem de nascer do povo.”
Os TOV tiveram início em Santiago do Chile no ano de 1984, com o Frei Ignacio Larrañaga, OFMCap.
Onde o divino e o humano caminham de mãos dadas
A Oficina de Oração e Vida é, antes de tudo, um método para aprender a orar. Os participantes, como em uma oficina, onde trabalhando se aprende a trabalhar, aprendem a orar orando, de maneira ordenada, variada e progressiva, desde os primeiros passos até às profundidades da contemplação.
O oficinista, à luz da Palavra (bíblica) e de mensagens evangélicas, imerge em momentos de oração, intimidade com Deus, reflexão e análise da própria vida.
O que é uma Oficina de Oração e Vida?
Oferecem um método prático para aprender a orar, e orar de uma maneira ordenada, variada e progressiva: desde os primeiros passos até às profundidades da contemplação.
A Oficina recebe o Oficinista e, à luz da Palavra, o introduz numa complexa elaboração de reflexão, oração, mensagem evangélica e análise da própria vida. Neste contexto o Oficinista imperceptivelmente é arrastado, quase sem se dar conta, a uma transformação de vida. Não se trata de uma conversão de um final de semana; trata-se de um processo lento e evolutivo ao longo de quatro meses. O testemunho de vida é o fator que confere garantia e credibilidade aos TOV. E esta eficácia transformante, proclamada de boca em boca pelas pessoas, constitui a principal razão da rápida expansão das Oficinas.
Por meio dos exercícios de silenciamento, o sistema nervoso fica impregnado de serenidade e a paz chega à profundidade da alma por meio da vivência do abandono. E assim, por meio de mensagens e exercícios, a maioria dos Oficinistas chega paulatinamente a:
A Oficina oferece um caminho extremamente simples, mas eficaz, de santificação cristificante: deixar de ser “eu mesmo” nos meus traços negativos e ir assumindo os traços positivos de Jesus: paciência, fortaleza, mansidão, amor, ao perguntar em cada nova circunstância: “O que faria Jesus em meu lugar”?
SESSÃO DE ABERTURA - Dia 06 de março - 18h30min
Local: Paróquia Universitária Jesus Mestre - PUCPR
DEMAIS ENCONTROS - Auditório Blaise Pascal
Segundas-feiras # 18h30min - 20h45min